Utilidade Pública

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Olá, consciente leitor!

O dia mundial do combate ao Diabetes está chegando e estou aqui para comentar a respeito dessa condição que confesso, não sabia nada e agora tenho a dimensão do que ela representa para muitas pessoas.

O ano passado a campanha contou com o apoio de diversas estrelas, incluindo o “galinho de Quintino”, se você não sabe quem é, eu te digo querido leitor: é o Zico!

Aquele mesmo que jogava no Flamengo e batia faltas como ninguém. Dá uma olhada no vídeo:

Lembrou, né? Muito legal a participação de pessoas famosas como ele. Passei a achar isso principalmente quando soube mais sobre a doença, como mencionei acima.

O diabetes, quando não associado há algum trauma psicológico ou condição específica está intimamente relacionado com a má alimentação! E pior, obesos tem maior propensão a adquirir essa doença devido ao seu histórico de má alimentação, excluídos fatores hereditários. Uma maneira utilizada para combater isso é a dieta hcg, mas não existem ainda dados significativos que demonstrem que essa dieta é a mais adequada para o tratamento, é preciso tomar cuidado.

E fica ainda pior, no brasil mais de 60% da população está com sobrepeso, é o primeiro passo para a obesidade! Isso é muito louco, quase caí da cadeira quando soube! E mais, o índice de sobrepeso é altíssimo sobretudo na população mais pobre. As pessoas se alimentam muito mal!

Os remédios tomados pelos diabéticos como o Forxiga preço e Metformina ajudar a manter os índices de glicemia baixos, porém, não podem fazer muito se o paciente continuar se alimentado e maneira errada. Somado a alimentação, a falta de atividade físicas, leia-se sedentarismo é outro fator que pesa negativamente nos diabéticos.

Associado a diabetes surgem diversas complicações, como pressão alta, má cicatrização, problemas nos olhos, inflamações dos órgãos, pés diabéticos, etc. Como dizem alguns médicos, o Brasil e o mundo estão em estado de calamidade, a diabetes se tornou uma epidemia que precisa ser combatida imediatamente.

dia diabetes
Logo da campanha.

Pelo que andei lendo, a maioria dos médicos e nutricionistas tem uma visão equivocada e atrasada sobre a doença. Apesar do avanço das pesquisas pelo mundo afora, parece ainda ser regra por aqui que a doença não tem cura nem se pode tratá-la de outra maneira a não ser com remédios.

Esses especialistas acabam se esquecendo que a alimentação já foi comprovadamente utilizada para melhorar a vida de milhares de pacientes, que hoje consegue conviver tranquilamente com a doença e controlá-la de maneira eficiente, somente por ter modificado seus hábitos de alimentação.

O nome do vilão do diabetes é carboidrato! Embora ninguém fale disso. Infelizmente ainda existem muitos mitos que cercam a doença e que pouquíssimas pessoas insistem em dize-los.

Fica aqui minha colaboração para a conscientização da população, vamos ser saudáveis e pessoas melhores!

Beijos!